Aos pais, mães e responsáveis por uma criança.

Como Empresa Amiga da Criança, certificada pela Fundação Abrinq, o LBB incentiva e reconhece o papel das brincadeiras no desenvolvimento das crianças. E quando toda a família brinca junto, a diversão fica melhor ainda!

Além da diversão garantida, as brincadeiras de infância ajudam no desenvolvimento infantil de forma integral, desde a compreensão de valores como compartilhamento, liderança, regras sociais e cooperação ao aumento do autocontrole, maturidade emocional e da empatia no aprendizado entre o ganhar e o perder das brincadeiras.

O LBB acredita que, brincando junto, se fortalece os vínculos afetivos, as melhores memórias, a cognição e a coordenação motora. E um dos ganhos mais importantes para uma vida longeva e sadia também se tem, brincando, com a produção de endorfina, dopamina e serotonina, hormônios produzidos durante as brincadeiras e que favorecem a boa saúde mental, prevenindo o surgimento de depressão e ansiedade. Ou seja, quem sabe brincar, vive mais e melhor!

Apresentamos aqui, algumas das brincadeiras mais divertidas, criativas e educacionais que fazem parte da infância de todo mundo. Literalmente. Vamos brincar juntos?

AMARELINHA

O que precisa: Giz, pedra.

Como brincar: Pegue um giz e risque no chão o formato tradicional da Amarelinha. Se joga pulando de um pé só, nas casas simples, e com os dois pés juntos nas duplas. O desafio é pular o lugar em que a pedra estiver - não pode ser pisado! Cada jogador tem que se lembrar onde a pedra estava na sua vez para poder seguir no jogo. Ganha quem conseguir chegar até o fim, sem cair.

Ganhos: Equilíbrio e concentração.

ESCONDE-ESCONDE

O que precisa: Local amplo e com possibilidades de esconderijos.

Como brincar: Definam quem será a “mãe”, ou seja, a pessoa que terá o papel de buscar os amigos, enquanto eles se escondem. Escolha uma parede, muro ou árvore que servirá de marcação onde a mãe contará de olhos fechados, de 1 até 30, de frente para essa marcação. O objetivo da mãe é encontrar cada participante escondido e bater na marcação, gritando alto o nome do escondido, antes dele chegar no ponto. Quem não conseguir bater antes da mãe no local marcado, será a próxima “mãe”

Ganhos: Agilidade e perspicácia

CAÇA AO TESOURO

O que precisa: 1 tesouro (brinquedo, cesta de frutas, saco de doces, chocolates, etc.)

Como brincar: O adulto esconde o tesouro e cria pistas para as crianças encontrarem. Quanto mais inusitadas, mais divertido fica! As pistas devem sugerir o caminho que leva ao tesouro. Ao seguirem as pistas, as crianças trocam ideias e juntas, dividem o prêmio.

Ganhos: Sociabilidade, raciocínio lógico, sagacidade, paciência

BOLINHA DE GUDE

O que precisa: Bolas de gude, dois ou mais participantes

Como brincar: Desenha-se um triângulo ou círculo no chão. Tudo começa colocando-se todas as bolinhas na parte de dentro. O objetivo principal é jogar uma bolinha para tentar acertar as que estão dentro do desenho. Ganha o jogador que conquistar mais bolinhas.

Ganhos: Coordenação motora, elaboração de estratégias, raciocínio matemático, maturidade emocional

JOKENPÔ (PEDRA, PAPEL E TESOURA)

O que precisa: Duas ou mais pessoas

Como brincar: Neste, que é considerado um dos mais populares jogos de decisão do mundo, os jogadores devem esticar uma mão, ao mesmo tempo, formando um símbolo indicando: pedra, papel ou tesoura. Cada símbolo é representado da seguinte forma nas regras do jogo:
Pedra - punho fechado
Papel - mão aberta
Tesoura - dois dedos esticados
De acordo com as regras do jogo, pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a), tesoura ganha do papel (cortando-o) e papel ganha da pedra (embrulhando-a). Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, havendo uma nova partida, até desempatar.
A única regra do jogo é: não é permitido mostrar pedra duas vezes seguidas.
Curiosidade para jogar uma versão mais nerd: o chef e conselheiro político americano Sam Kass criou uma variação que foi popularizada no seriado The Big Bang Theory denominada de“Pedra, Papel, Tesoura, Lagarto, Spock''. Nessa variante, pedra esmaga lagarto, lagarto envenena Spock, Spock quebra tesoura, tesoura decapita lagarto, lagarto come papel, papel contesta Spock, Spock vaporiza rocha. O lagarto é representado unindo-se as pontas de todos os dedos da mão, e Spock é representado pela saudação vulcana.

Ganhos: Raciocínio ágil, raciocínio lógico

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Mais informações, acesse nossa Política de Privacidade